quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Peter Senge & Mário Sérgio Cortella

Um Par Perfeito!

Mesmo sem, talvez, nunca terem se conhecido pessoalmente, ambos alinham ao nosso cotidiano uma questão que tem cada vez mais importancia, especialmente no mundo corporativo: o auto-conhecimento.

O auto-conhecimento não é uma palavra que tem um fim nela mesma, ela poderia ter como sinônimo "auto-evolução". Pois, não é necessário apenas conhecer-se -- reconhecendo, tão somente, nossa ignorância -- os autores falam sobre um tipo de "auto-conhecimento proativo"; conhecimento este que é o início da evolução do eu. Precisamos conhecer a nós próprios (Domínio Pessoal) para podermos fazer todo o resto: fazer parte de uma visão compartilhada, trabalhar em equipe, alterar - afim de otimizar - nosso modo de ver o mundo e pensar - e agir - sistemicamente.



Entretanto, é certo que devemos ter em mente que mesmo tais conceitos (As 5 disciplinas de Senge) sendo uma grande parte, o conhecimento é algo infinito, revolucionário e inovador. Mário Sérgio Cortella dedica um capítulo de seu livro ao tema "O lado bom de Não saber", que podemos tentar sintetizar pelo seu subtítulo "Reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança". ("Qual é a tua obra", pág. 28). O que também lembra uma das frases "socráticas" mais famosas: "Só sei que nada sei." (citado por Platão em "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d).


(Edmilson Santos - Superando o Conhecimento)

Zoom - Percepção

Percepção, podemos coloca-la como sendo a maneira única que cada individuo observa o que lhe é apresentado,seja uma realidade fato concreto, podendo ser um paradoxo ou simplismente uma situação hipotética. Dessa maneira o individuo sera influênciado por suas experiencias e habilidades adquirdas até o dado momento.
O video a seguir dá uma idéia superficial sobre percepção.



(http://www.youtube.com/watch?v=tyla9p-pteU)