quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Liderança

"Liderança é uma virtude e não um dom. E, do ponto de vista filosófico, virtude é uma força intrínseca. Por exemplo: a coragem, o destemor, a iniciatíva são forças intrínsecas (...)"

"O líder é aquele ou aquela capaz, numa dada circunstância, de levar adiante pessoas, projetos, idéias, metas. Qualquer um consegue fazer isso, desde que transforme a sua força intrínseca numa força atual (...)"

"(...) Não existe lider nato. Aquele apontado como: "Esse cara nasceu para liderar". Observe a históra dele e verá que ele foi assumindo encargos, lidando com situações e circunstâncias que permitiram que fizesse aquilo. Você não nasce líder, você se torna líder no processo de vida com os outros."

Trechos do livro Qual é a tua obra? ,
10ª Ed. 2010, págs. 67,70 e 71
"Mário Sérgio Cortela"





Podemos dizer que até algum tempo atrás, tinhamos a idéia de que o líder era aquele que o senso comum costuma acreditar, e nos afirma com dizeres do tipo "aquele nasceu para liderar", mas pensar apenas assim empobrece a justificativa do por que tal pessoa tem essa habilidade tão fundamental para as organizações e muito valorizada.
Logo, aprendemos que ao contrário do que ouvíamos dizer o Líder é aquele que de acordo com suas vivências, experiências naturais da vida e estudos,  desperta dentro de sí sentimentos que trazem coragem para assumir a responsabilidade que lhe foi atribuída, e com isso, responde aos estímulos com iniciativas para direcionar o grupo ou a equipe ao objetivo que precisa ser alcançado. A liderança é necessária não só nas organizações, mas nas casas famíliares, nos grupos de amigos e em toda sociedade.


                                                                                          Rosely Pereira dos Santos (Integrante do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário